Festa de São Benedito

Em 1919, a igreja de São Benedito passou por uma reforma, na qual a estrutura de pau-a-pique foi substituída pelo material de alvenaria. Esse ano também ficou marcado por outro importante evento: o início da celebração da festa de São Benedito. Essa celebração, iniciada pela matriarca Eva Maria de Jesus, significou a renovação dos votos de fé ao santo devoto e se configurou como patrimônio cultural imaterial da comunidade.

 

Quando a festa ocorre?

A festa de São Benedito ocorre no mês de maio, em data próxima ao dia 13.

Importante: O dia 13 de maio de 1888 remonta à abolição da escravidão no Brasil e às lutas protagonizadas por vários personagens negros e negras, que culminaram na assinatura da Lei Áurea. Desde então, a data do 13 de maio passou a ser celebrada por livres e libertos em todo o país. 

 

Qual é a duração da festa de São Benedito?

A festa de São Benedito se inicia na lua cheia mais próxima do dia 13 de maio e transcorre ao longo de dez dias.

Importante: Nas noites de lua cheia, nos tempos do cativeiro, as memórias de tia Eva eram transmitidas por meio da tradição oral. Nas noites de lua cheia, os cativos se reuniam em uma roda de conversa onde eram compartilhadas as memórias do cativeiro.

 

O que ocorre na festa de São Benedito?

A festa de São Benedito é uma celebração na qual os elementos religioso e profano (aquilo que não pertence ao âmbito do religioso e sagrado) se misturam ao longo de dez dias de festa.

No figura 1 a seguir, é possível observar de forma geral os principais momentos da festa de São Benedito.

Figura 1 – Quadro geral da festa de São Benedito

Fonte: Figura elaborada pelo autor desta pesquisa

Embora no quadro acima o religioso e o profano estejam em campos separados, no momento da festa ocorre uma conexão entre os elementos que se caracterizam como religioso, como a realização da novena, e profano, como os bailes.

Na tabela a seguir vamos demonstrar os principais momentos da festa de São Benedito, apresentados acima, no quadro geral da figura 1.

Missas de abertura e encerramento

Fonte: RIBEIRO, 2014, p. 23

A missa, como rito inicial, abre formalmente a festa de São Benedito, especificamente o ciclo do religioso, que se encerra também com uma missa.

Novena/Terço

Fonte: RIBEIRO, 2014, p. 25

A novena ou “o terço”, como é chamado pelas pessoas da comunidade, se inicia no dia seguinte à abertura do evento. O terço é anunciado pelo toque de um sino que se encontra na Igrejinha é tocado pontualmente às 18h, às 18h30min e, por fim, às 19h, quando é dado o início da novena. Se trata de um rito religioso de cunho familiar e informal, conduzido pelos próprios membros da comunidade e realizado no interior da “igrejinha”.

Bailes

Fonte: RIBEIRO, 2014, p. 26

Durante os dez dias da festa de São Benedito, acontecem seis noites de baile, onde se apresentam diversas bandas musicais no salão comunitário. Nesse espaço, prevalecem os gêneros musicais pagode e sertanejo. Em outros espaços, como o bar do Sabiá, e também ao longo da rua Eva Maria de Jesus, outros tipos de música são tocados durante a festa, prevalecendo o uso de carros de som e a reprodução de música eletrônica e funk.

Torneio de Futebol

Fonte: RIBEIRO, 2014, p. 86

O torneio de futebol teve início na década de 1960, e foi incorporado na festa de São Benedito após esse período. Durante o torneio, times de diversas faixas etárias, regiões da cidade e gênero, se reúnem e jogam nos campos do “terrão”, no interior da comunidade. A final do torneio coincide com o dia de encerramento da festa.

Hasteamento da bandeira de São Benedito

Fonte: RIBEIRO, 2014, p. 33

A bandeira de São Benedito é também um importante elemento religioso durante a festa. Ao fim da novena, no interior da “igrejinha”, a bandeira de São Benedito é tocada por todos os participantes, que, em seguida, fazem o sinal da cruz no corpo. Ao som das ladainhas e rezas, a bandeira é trazida ao lado de fora e acoplada ao mastro para ser erguida.

Fogueira

Fonte: https://www.facebook.com/adtiaeva

A fogueira é acesa logo após o hasteamento da bandeira de São Benedito, que ocorre no último sábado da festa. A fogueira é acesa na área externa da igreja, onde estava localizado o antigo cemitério da comunidade.

Procissão

Fonte: RIBEIRO, 2014, p. 35

Um dos ritos da festa de São Benedito é a procissão, que ocorre no último dia do festejo. A procissão é feita com a imagem de São Benedito e de Nossa Senhora Aparecida, carregados em cima de um andor, geralmente pelos mais velhos. Atrás da imagem vem os fiéis cantando músicas de louvor aos santos. O trajeto começa saindo da “igrejinha” em direção ao córrego Segredo. Depois, continua da Rua Canaã até a Rua do Seminário. Após a Rua do Seminário, vira-se à esquerda na Rua Eva Maria de Jesus até chegar novamente na igreja de São Benedito.

Almoço de encerramento

Fonte: PEREIRA, 2016, p. 58

O almoço é preparado com alimentos e animais doados à comunidade, sendo oferecido de forma gratuita para membros da comunidade e visitantes em geral. O almoço é realizado no Centro de Difusão da Cultura Afro-Brasileira e marca o encerramento da festa de São Benedito.

 

Quem organiza a festa de São Benedito?

A festa de São Benedito é organizada pelos membros da comunidade. A organização da festa começa meses antes do início oficial, quando a comunidade se reúne para planejar a celebração e escolher os nomes responsáveis pela organização da festa. Muitas pessoas são envolvidas durante a organização da festa, assumindo diferentes funções.

A partir da década de 1980, a Associação Beneficente dos Descendentes de Tia Eva passou a atuar no planejamento e organização da festa, além de buscar apoio perante o poder público.

 

Qual é a importância da festa de São Benedito?

A festa de São Benedito, realizada anualmente pela comunidade desde 1919, não se caracteriza apenas por prestar homenagens ao santo devoto de tia Eva, mas também por ser um momento de confraternização coletiva entre várias famílias descendentes de tia Eva (as que permanecem na comunidade e as que migraram para outros lugares) e comunidades quilombolas de MS, que mantém laços de irmandade e compadrio.

 

A festa de São Benedito foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Campo Grande/MS?

Embora a festa tenha sido incluída no calendário anual de festividades e celebrações do município de Campo Grande/MS, a mesma ainda não foi registrada como patrimônio cultural imaterial pelo poder público, colocando em risco sua salvaguarda para gerações futuras.